|
Dalton C. Rocha
, Fortaleza-CE - Agrônomo |
| Enviado em 20/6/2007 às 5:17:15 PM |
 |
| Com toda a evolução tecnológica, a imprensa no Brasil, em nada mudou moralmente, em relação aos tempos do Assis Chateaubriand. Tudo se resume, a entreter as massas e mamar nas tetas do estado e das empresas.Na prática, os "barões da imprensa" fazem a proposta ao governo de plantão:"A grana pública ou a honra pessoal".
Memso não sendo flor que se cheire, o Fernando Collor foi caluniado demais.Acusaram-no de crimes, que ele não poderia ter cometido, mesmo se quisesse.Quem mandou o Collor cortar a verba para a imprensa?O Lula tá dando cerca de R$2 bilhões, por ano, para propaganda do governo.Enquanto isto, falta tudo nos hospitais públicos.Enquanto isto, o mais novo "blindado" do exército brasileiro tem 34 anos de uso.Tudo o que interessa aos nossos "barões da imprensa" é eles se encherem.Os pobres? Que se explodam. |
 |
|
aecio castro
, sao paulo-SP - comerciante |
| Enviado em 29/10/2006 às 10:01:42 PM |
 |
| que tal pararmos de ver conspirações em tudo quanto é imprensa, e começarmos a pensar. refletir . 1- se não gostamos de tal revista ou jornal, paramos de ler 2 - se não gostamos de tal canal de tv, paramos de ver depois dessas eleiçoes, vamos começar a refletir o que é Brasil, até quando um país se sustenta sem desenvolver o povo. que tal nós como cidadãos, não mudarmos o enfoque de tudo, será que é só a imprensa que é golpista, qual a nossa parte nisso, somos isentos, somos cúmplices. quando vamos parar de fazer de um país e de seus problemas , uma enorme partida de futebol, se a imprensa fala bem do lula o placar é 1 , se é o contrário o placar é 0. será que não já cansou tudo isso? |
 |
|
Ivan Moraes
, Union NJ --USA-MG - sem profissao |
| Enviado em 29/10/2006 às 8:46:12 PM |
 |
| "Por que a grande imprensa não cobre a política estadual? Porque os donos da media estadual sao politicos. E milionarios. |
 |
|
Nelson Palanca
, Jaú-SP - Professor |
| Enviado em 29/10/2006 às 11:32:22 AM |
 |
| Só há corrupção na esfera federal? Por que a grande imprensa não cobre a política estadual? |
 |
|
Angélica Matos
, São Paulo-SP - Aposentada |
| Enviado em 29/10/2006 às 1:34:52 AM |
 |
| Eu tinha certeza absoluta de que a GLOBO iria aprontar. O debate foi formatado para que o Presidente LULA ficasse o tempo todo se explicando e o Alckmin criticando o governo federal. O formato foi pensado visando compensar a FALTA DE PROGRAMA DE GOVERNO do Alckmin, que até agora não tem a menor idéia de quais são as atribuições de um Chefe de Estado. Como o Presidente LULA falou, os problemas foram colocados como se o Brasil estivesse começado há 4 anos atrás. Nas perguntas escolhidas pela Globo estavam problemas de responsabilidade dos governos municipais e estaduais que foram, CONVENIENTEMENTE, cobrados como se fossem de responsabilidade do governo federal. |
 |
|
Schetini Rossi
, Sâo Paulo-SP - Comerciante |
| Enviado em 29/10/2006 às 12:17:39 AM |
 |
| Segundo o Ibope, para 51% dos que assistiram ao debate, Lula ganhou; de acordo com o Datafolha, 49% atribuíram a vitória ao petista |
 |
|
Núbia Tavares Pessôa C de Albuquerque
, Angelim-PE - Zootecnista |
| Enviado em 28/10/2006 às 10:50:23 PM |
 |
| A grande mídia é MARROM.... Falta às coberturas jornalisticas ,principalmente das grandes emissoras de TV ,HONESTIDADE INTELECTUAL. |
 |
|
José nogueira
, são bernardo do campo-SP - funcionário público |
| Enviado em 28/10/2006 às 10:12:25 PM |
 |
| A faxina que precisa ser feita é na imprensa. A PF descobriu que um dos principais personagens do escândalo do dossiê apresentou documentos falsos e foi arregimentado pelo PSDB de Minas e ninguém ficou indignado, ninguém comentou, deram a notícia incompleta, poupando o PSDB. Nossa imprensa é ridícula. |
 |
|
Márcia Regina
, Rio de Janeiro-RJ - estudante |
| Enviado em 28/10/2006 às 2:46:45 PM |
 |
| Só para completar a respeito da questão dos "eleitores indecisos" que participaram do debate da Globo. Curiosamente o Alan Brito - que no Orkut já havia (antes do debate) expressado frases como “Diga não a MULA em 2006!” - foi um dos dois "indecisos" entrevistados pelo Jornal Hoje agora há pouco, na matéria sobre o debate de ontem... ele disse que "definitivamente já escolheu o candidato em que votar"... Só não contou que foi bem antes do debate de ontem. Realmente, essa Globo... e ainda escrevem abaixo-assinado conclamando pela honra. |
 |
|
Luis Santos
, santos-SP - publicitario |
| Enviado em 28/10/2006 às 2:44:43 PM |
 |
| Só quero ver se o Sr. Dines vai comentar ou silenciar a respeito dessa vergonhosa manipulação da globo com o "indeciso" Alan Brito ... |
 |
|
Márcia Regina
, Rio de Janeiro-RJ - estudante |
| Enviado em 28/10/2006 às 2:35:17 PM |
 |
| Farsa no debate da Globo? Eu não tenho Orkut, mas estou no MSN com uma amiga do peito que faz parte desta comunidade. Ela diz que, por lá, está o maior ti-ti-ti, porque descobriram que Alan Brito, de Fortaleza, apresentado ontem no debate da Globo como eleitor indeciso, é um antiLula convicto. Ele teria, inclusive, deixado em algumas comunidades do Orkut dizeres como: “Diga não a MULA em 2006!”. Essa amiga ainda me diz que, do final do debate até às 14h deste sábado, mais de 9.000 scraps desaforados e indignados foram enviados a este rapaz que . Segundo me foi passado, amigos que constam na lista dele do Orkut e colegas da Faculdade estão afirmando que ele mora em frente da faculdade, não pegando jamais três ônibus para chegar até ela, como disse no debate. O endereço que me passaram desse “eleitor indeciso” no Orkut é http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=15015107971567257159 |
 |
|
Luis Santos
, santos-SP - publicitário |
| Enviado em 28/10/2006 às 1:18:44 PM |
 |
| A imprensa está moralmente falida, com exceção de alguns jornalistas sérios como Luis Nassif, Paulo Henrique Amorim, Mino Carta e talvez alguns outros ... Quero ver agora ao Sr. Dines comentar toda essa farsa evidente elaborada pelo PSDB/PFL nesse caso do dossiê ... |
 |
|
Geraldo Magela de Carvalho
, São Bernardo do Campo-IN - Aposentado |
| Enviado em 28/10/2006 às 10:54:37 AM |
 |
| Sr. Dines A propósito do comentário da d. Enoisa Veras, uma pergunta: quem ministraria o tal "intenso treinamento" da sociedade? A nossa imprensa? Aparentemente ela está perfeitamente qualificada para "cometer" este serviço. Onde classificaríamos esta parte do seu comentário? Na seção "indignação" ou na seção "arrogância"? |
 |
|
Rogerio Martins
, Governador Valadares-MG - Produtor Cultural |
| Enviado em 28/10/2006 às 10:53:25 AM |
 |
O processo da desmontagem da Globo já começou. Primeiro foi o caso das fotos do dinheiro do tal dossiê, roubadas pelo delegado para f... o PT e acobertado pela Globo. Mas que, já se sabe, em tese, que tem PFL/PSDB no caso... Agora mais uma trapalhada da Globo no debate. Os tais indecisos nunca foram indecisos e foram manipulados para fazer perguntas formuladas, sabe lá Deus por quem... Vejam: manipulação da Globo é sutil. Só que agora, a internet mostra a verdade.
No debate da Globo, a regra era os eleitores indecisos formularem 1 pergunta para os candidatos. Alan Brito foi um dos indecisos. Ele perguntou o que o futuro presidente faria com a melhoria dos transportes, e deu como exemplo o caso dele, que pegava todo dia 3 onibus para chegar na facul. Só que a Globo não esperava que a farsa seria desmascarada tão rápido. Alan Brito mora na frente da facul. Não tem como ele pegar 3 onibus. A pergunta foi montada para prejudicar Lula. Não foi uma pergunta gerada por um indeciso, contrariando as regras que a Globo descreveu. A verdade está no próprio profile de Alan Brito. http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=15015107971567257159
Os amigos dele, todos indiginados dizendo que ele mora na frente da facul. Cuidado com a Globo, se mostra imparcial, mas... http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=2826730&tid=2495352623628556665&start=1
A Globo acabou de jogar o jornalismo na privada! Acabou. Pá de cal e não se fala mais nisso. |
 |
|
Raimundo Filho ANDRADE
, Palmas-TO - Empregado Público |
| Enviado em 28/10/2006 às 10:35:13 AM |
 |
| É um jargão bem conhecido e dito por políticos e jornalistas, etc" O Brasil precisa ser passado a limpo"Como fazer isso? A quem interessa que ele seja "passado a limpo"? Seriedade e respeito a todos e possibilidade de também todos terem acesso a informações sérias, cabendo à imprensa principalmente esse papel.O que é a verdade? Onde ela está?Nos políticos, nos jornalistas, onde....?????Compra de dossiê, releição de FHC, mensalão...Onde está a verdade dos fatos??? |
 |
|
ildefonso lima
, fortaleza-CE - aposentado |
| Enviado em 28/10/2006 às 9:27:56 AM |
 |
| Todos nós, seres humanos, temos dois aspectos internos que se contradizem: um lado anjo e outro demônio. O meu lado demônio deseja e espera uma punição para a rede Globo. Que tal a cassação de sua concessão (rimou bem?). As redes de comunicação são concessionárias de um serviço público: de bem informar, de entreter, de divulgar a verdeira cultura, de promover valores positivos, etc, etc, Estaria isso acontecendo com as emissoras de tv em nosso Pais? |
 |
|
Enoisa Veras
, teresina-PI - economista |
| Enviado em 28/10/2006 às 8:39:50 AM |
 |
| Como é? "A sociedade precisará ser submetida a um intenso treinamento para reaprender a encarar certas realidade...". O que é isso, moço!! Quanta arrogância! E ontem à noite não aconteceu um espetáculo! Ocorreu um debate político dentro de um processo eleitoral que caminha. Tô besta com sua visão de sociedade e de política!! |
 |
|
daisy aguinaga
, juiz de fora-MG - artista plástica |
| Enviado em 28/10/2006 às 7:36:56 AM |
 |
| A TV Globo conseguiu transformar o Debate num Circo MultimÃdia: telão, painel digital e picadeiro. A presença de eleitores foi uma novidade bem vinda. Lamento que suas perguntas tenham passado pela seleção da produção do programa. Creio que as melhores ficaram de fora! As perguntas deveriam ser sorteadas na hora, para dar mais animação ao debate. As respostas dos candidatos não foram diferentes das apresentadas em debates anteriores. O tempo para perguntas, respostas, réplicas e tréplicas é muito curto. Os argumentos ficam incompletos. Bonner era um misto de mestre-de-cerimônia, domador e estátua de cera. Os candidatos pareciam desconfortáveis, andando de um lado para outro, aguardando sua ‘performance’. Lembravam bichos enjaulados... O clima agradável foi proporcionado por Lula ao se dirigir ao Adversário, chegando a tocar-lhe no braço algumas vezes. Alckmin muito se esforçou para ser simpático, criar empatia com o público, mas não perdeu o jeitão de seminarista tÃmido. Tal debate nada acrescentou à Campanha Eleitoral. Os indecisos selecionados tiveram a oportunidade de passar um dia agradável e chegarão a uma decisão: o Rio de Janeiro continua lindo! |
 |
|
patricia viana
, salvador-BA - professora |
| Enviado em 28/10/2006 às 6:21:46 AM |
 |
| Só consegui ver o primeiro bloco. Tudo me pareceu de plástico, artificial. Aquela pirotecnia da Globo chega a enjoar... Céus!os eleitores "indecisos" lendo questões obviamente preparadas para agradar a todos. Estava tão na cara que eles não ensaiaram direitinho e não estavam nem familiarizados com alguns termos utilizados nos textos das suas perguntas, cuidadosamente impressos em fichas. O Bonner, lamentável, com aquele ar de que "estava fazendo o melhor debate do mundo". E os candidados, pouco à vontade com aquilo, pareciam robôs, obedecendo às mínimas ordens do Bonner. Desliguei a TV e fui dormir. |
 |
|
jose carlos lima
, goinania-GO - artista plastico |
| Enviado em 28/10/2006 às 5:49:06 AM |
 |
| Qual foi a intenção da Globo com tal formato de debate? Promover de fato um debate que viesse a informar o eleitor ou transformar os dois candidatos em atores, um big brother, um show? Qual a finalidade de se colocar, em qualquer debate que eu conheça, os debatedores andando prá lá e prá como que num ringue de boxe, numa arena? Isso tem a ver com circo romano. Com este debate truncado e chato, feito sob medida para Alckmin bater em Lula, quem saiu perdendo foi a Globo. |
 |
|
Rosa Sart
, Rio de Janeiro-RJ - Professora |
| Enviado em 28/10/2006 às 3:43:22 AM |
 |
| Findo o debate na tevê Globo entre os presidenciáveis, avalio sobre o que acabara de assistir. Mesmas conversas. Presidente Lula tentara justificar os benefícios, ainda que pouco resolutos, à grande parcela da população que se encontra à beira do abismo sócio-econômico, político e cultural. Candidato tucano desenvolvia sua habilidade gesculatória, sentindo-se príncipe dos não resolvidos 50% dos homicídios havidos em São Paulo, Estado mais rico da federação, que deveria dar exemplo de civilidade. A resgatar as perguntas realizadas pelas pessoas escolhidas pelo IBOPE, consideradas indecisas, pessoas simples que indagavam dos candidatos à presidência da República questões não resolvidas em seus projetos pessoais, no atendimento do SUS cuja pergunta da eleitora de Belo Horizonte ficou sem resposta. Por que não disseram que os médicos que atendem pelo SUS não podem deixar paciente sem atendimento e sem medicamento? E no caso do estudante de Recife que perdeu seus amigos por falta de segurança pública? E o desemprego? E a educação? E a moradia? E...? Ali, estavam consumadas as queixas de brasileiros que desejam viver dignamente. Queixas aparentemente banais, vergonhosamente melancólicas. Resta questionar comentarista da tv Globo em afirmar que este processo eleitoral foi "tranqüilo", que a "democracia no país está amadurecendo... " Questiono a lei eleitoral que impede os eleitores de se manifestarem publicamente, de colocar os debates havidos em "camisa-de-força", coisa anêmica, armação, esquetes; e os eleitores assistindo àquilo como se fosse o "máximo" da manifestação democrática. Tudo muito pobre. Não desejaria que o "debate" se tornasse um ringue, como alguns comentaristas assim se posicionaram. Mas poderia ser diferente, sem mordaças. |
 |
|
JOSE RONALDO GONÇALVES
, Rio de Janeiro-RJ - Marceneiro |
| Enviado em 28/10/2006 às 3:31:26 AM |
 |
| Sr. Dines: Proféticas sejam suas palavras. Na verdade é necessário que sejam. Creio que devamos começar de agora uma avaliação de como chegamos até aqui. De qual foi o nosso papel neste imbroglio do qual temos parca noção de como começou e nenhuma de como acaba. Me parece uma situação similar à "Batalha de Itararé". A que não houve. Algo similar àquele filme "Wag the Dog", onde se criava um fato para esconder um fato, que escondia outro fato e, por aí vai. Desde o início de 2005 ficou claro que o Lula seria reeleito. Todas as providencias estratégicas e táticas foram iniciadas. Umas legítimas e outras nem tanto. Iniciou-se uma guerra com diversas batalhas e alvos difusos. Difusos p/nós, é claro! Se não, vejamos: - Inicia-se um processo de denuncismo escancarado em em cima de fato (Waldomiro) ocorrido em 2002 mas com forte apelo devido às imagens; - Somam-se à outros fatos pré-existentes e está formado um clima; - Surge uma caseiro pobrezinho e sortudo que recebe uma herança muito oportuna numa hora idem. O mordomo morde a isca e é escalpelado. - Por último surge um dossiê plantado, vulgo "cama-de-gato" e mais uma vez ferve o caldo.. Por fim, e não menos importante, o fator principal dessa receita: a atuação da mídia. Esta nunca será esquecida e fará valer, literalmente, o mote deste OI: "Você nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito." Ah, mas não vai mesmo! Nunca se usou de tanta artimanha na mídia. Nunca se viu tanto cientista político. Atolaram vários lagos metafóricos com pedra e, por último, lixo retórico. Tudo meuito bem planejado, como se pode perceber no último debate da Globo. Uma porção de indecisos com perguntas-escada cuidadosamente escolhidas para alavancar o candidato oposicionista. Tempos de perguntas e respostas cuidadosamente calculados para um candidato com boa formação academica e consequente capacidade de síntese. Ao oponente restava o osso: ou a indesejável metáfora popular ou o raciocínio incompleto. Muito bem bolado. Só esqueceram de combinar com o público. Bem, finalizando a hora é de dissecar e discutir os fatos. De toda forma esta epopéia vai deixar lições p/todos nós. Saudações |
 |
|
Rogério Ferraz Alencar
, Fortaleza-CE - TRF |
| Enviado em 28/10/2006 às 2:57:30 AM |
 |
| Para o indignado pefelista-tucano Luís Carlos Fernandes, de Pirajuí-SP: Quem estava com o dinheiro pronto para comprar um dossiê “falso”, não era da “patota” do PT. Gedimar Passos e Valdebran Padilha são “petistas” recentíssimos. Como não eram, não se pode informar de onde veio o dinheiro. Mas talvez a origem apareça e, pelo andar da carruagem, o negócio talvez não lhe agrade. O arquiteto Alex Furlan, de São Paulo, já postou comentário sobre isso, mas vou repetir, pois a historia do dossiê “falso” está ficando interessante: Até agora, as possíveis origens de parte do dinheiro são ligadas ao PFL e ao PSDB. O foco maior parece ser em Minas Gerais, onde, é bom não esquecer, o PSDB criou o “valerioduto”. Um dos envolvidos é Luiz Armando Silvestre Ramos, que já tem passagem na polícia por crime de estelionato. Ele se apresentou como se fosse Aguinaldo Henrique Delino, disse que era padeiro e que entregou 250 mil reais para Hamilton Lacerda comprar um dossiê contra “políticos” tucanos. Luiz Armando/Aguinaldo Henrique estava a sob o comando de Rosely de Souza Pantaleão, secretária-executiva do PSDB em Minas Gerais. Rosely, por sua vez, apresentou-se à PF como jornalista, mas também foi desmascarada. Ela apresentou denúncia contra o PT com informações inverídicas sobre o dossiê “falso”. Acho que ela imaginou que, dizendo-se jornalista, poderia fazer denúncia sem nenhuma prova contra o PT. Afinal, é o que a maioria dos jornalistas vem fazendo há algum tempo, impunemente. Outra fonte de parte do dinheiro é Viviane Gomes da Silva, laranja de Gerson Luiz Cotta, do PFL de Ouro Preto, em Minas. Ela comprou 44,3 mil dólares na Vicatur, casa de câmbio em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. Uma outra fonte é a Centaurus Turismo e Câmbio, de Florianópolis. Um dos proprietários da casa de câmbio é Aristoclides Stadler, que é irmão de Ari Stadler, que é o segundo suplente do senador Jorge Bornhausen, do PFL-SC. Para o advogado da empresa, Charles Machado, esse parentesco é prova de que a suspeita sobre a corretora é infundada, pois não dá para imaginar “o irmão de um pefelista trabalhando para o PT." Não é lindo? Luís Carlos Fernandes, pense bem. Há tempo para você mudar o voto. |
 |
|
Sônia Gutierrez
, Curitiba-PR - artista plástica/educadora |
| Enviado em 28/10/2006 às 2:00:37 AM |
 |
| ALEXANDRE MACHADO de olhinhos cerrados demonstrando as dificuldades terríveis do Presidente Eleito na segunda-feira, os défits do governo federal e tais, no JN minutos depois do debate foi deprimente. Junte-se a isso as notícias recentes: "PSDB & seus milhões & depoente mentiroso & secretaria do PSDB mente" etc. FAXINA AMANHÃ EM TODA IMPRENSA NACIONAL/JORNALISTAS. Pode-se começar pelo Chagas e Alexandre, o grande. |
 |
|
Andreia Neves
, salvador-BA - bancaria |
| Enviado em 28/10/2006 às 1:14:32 AM |
 |
| É mesmo BONITO ver vocês jornalistas se engalfinharem entre si. Penso até que essa discussão deveria ser mais exposta ao grande público, e não somente aos compradores de revistas, "acessadores" de sites e/ou blogs. Pois, no fim das contas, no princípio básico de sua profissão, o principal beneficiado não deveria ser o público, a população? Não é a nós, POVO, que vcs jornalistas devem bem informar, sem fugir da verdade e sem privilegiar um determinado grupo? Liberdade de Imprensa, ETERNAMENTE. Corporativismo, JAMAIS. A nós, POVO e pobres mortais, A RESPONSABILIDADE DE IMPRENSA, SEMPRE!!!!!! |
 |
|
Luís Carlos Fernandes
, Pirajuí-SP - Bancário |
| Enviado em 28/10/2006 às 12:25:28 AM |
 |
| Aos indignados petistas/lulistas de plantão, só uma pergunta: Mesmo sendo o caso dossiê uma imensa conspiração anti lula, quem estava com o dinheiro, pronto para comprar um dossiê falso, era da patota do PT ou não? Se eram, então é só informar de onde veio o dinheiro e o caso está resolvido. |
 |
|
gilmar fernandes
, pelotas-RS - quìmico |
| Enviado em 28/10/2006 às 12:21:42 AM |
 |
| FOGO AMIGO,BALA PERDIDA. Germano Rigoto foi a maior vítima do falso dossie dos tucanos. dada a indiferença entre a legitimidade(radical) de O lívio Dutra e a dúvida do PT paulista,quem perdeu foi Rigoto que receberia votos de Lula(dos não radicáis),perdendo para os tucanos. por ironia,Rigoto apoiou seus algózes. humano,demasiado humano. |
 |
|
Zuhair Mohamad Mohamad
, Goiânia,-GO - Repórter fotográfico |
| Enviado em 27/10/2006 às 11:07:44 PM |
 |
| Em tempos de crise dos veículos impressos , provocado pela afluente concorrência digital, vimos grupos de jornalistas "espirrando o taco verbal" em prol de candidaturas que suscita motivos outros, penso. O afinco com que revistas, jornais e, agora, portais, entraram com suas opiniões encharcadas de intenções foi desagregador da categoria e foi observado pela sociedade. O que será que será que andam acreditando? Puramente nas capacidades de Lula e Alckmin? |
 |
|
Maria do Carmo
, Cuiabá-Mt - Professora |
| Enviado em 27/10/2006 às 10:14:49 PM |
 |
| A faxina vai ter que começar pela Globo. Mais de 170 jornalistas da emissora enviaram um abaixo assinado para o conversa-afiada.ig.com.br, com o mesmo palavrório furado do Ali Kamel, para justificar o injustificável. Como é que esse montão de profissional não consegue pôr no ar a notícia do acidente da Gol, mesmo após ter sido noticiado em veículos mais enxutos, e no lugar, enche o noticioso JN com a farsa das fotos? |
 |
|
Fernando Ferreira
, Rio de Janeiro-RJ - Adm. Empresas |
| Enviado em 27/10/2006 às 8:51:02 PM |
 |
| Alberto Dines, ótima entrevista de Ana Paula Padrão a Hildegard Angel , JB 27/10, sobre o comportamento da mídia. Diz Ana Paula que a mídia excessivamente posicionada de um lado e de outro. Pergunto que outro? A grande mídia esqueceu da utilização correta das palavras, imparcilidade e parcialidade e sua aplicação com coerência. Jornalista Alberto Dines comente esta entrewvista, no Observatório da Imprensa, com a isenção que lhe é peculiar. Fernando Ferreira |
 |
|
Claudio Costa
, Porto Alegre-RS - Arquiteto |
| Enviado em 27/10/2006 às 8:40:11 PM |
 |
“ Os FORMADORES DE OPINIÃO estão estressados e a MíDIA, comprometida. Tudo precisará ir para o estaleiro. Inclusive o idioma tão agredido pela retórica, pela demagogia e pela veemência dos EDITORIAIS. As palavras precisarão ser recuperadas em matéria tanto de significado como de valor. A MÍDIA NATIVA precisará ser submetida a um intenso treinamento para reaprender a encarar certas realidades nos últimos meses escamoteadas pela PARTIDARIZAÇÃO de uns e HIPOCRISIA de outros.”
Dines, tomei a liberdade em substituir do texto da tua “análise faxina” algumas (6) palavras, no segundo parágrafo. Acho que fica mais claro quem realmente deveria ser faxinada.... |
 |
|
Eduardo Guimarães
, São Paulo-SP - comerciante |
| Enviado em 27/10/2006 às 8:17:35 PM |
 |
| Mal consigo acreditar que a entrevista de Luis Nassif ao site Vermelho não está aqui no OI. A entrevista é um dos momentos mais importantes e dramáticos da imprensa brasileira, protagonizada por alguém de dentro do establishment. Que tragédia se abateu sobre o OI! |
 |
|
Silvio Hisashi Imafuku
, Austin USA-IN - Taxista |
| Enviado em 27/10/2006 às 6:52:30 PM |
 |
| Olhando o Brasil com a uma certa distância, eu acho bizarro ter que esperar uma novela que acaba numa hora incerta para iniciar um debate que poderá nos direcionar sobre o destino do país. De Gaulle, se não disse, deveria ter dito e frisado, gritado e batido o pé sobre a seriedade do país. Por um outro lado, acredito que a opinião de uma parcela significativa da população tem amadurecido uns tantos, decorrendo até de sermos chamados de neocríticos. Isto mesmo! Mesmo com opiniões difusas e indirecionadas temos até uma definição. Um grande avanço. A imprensa pelo visto, tem medo de mover a imprensa. (Não vão querer tocar na fina corda em que estão pendurados.) Até o Presidente Lula é precavido com a Globo, por exemplo.(Com razões.) Intelectuais e pseudos não querem tocar na ferida. (Que eles não "gostam" de críticar sem "escudos".) Ora, resta a nós, neocríticos, irresponsavelmente exigir e existir. Jornalistas, intelectuais, pseudos, até Lula, hão de agradecer. Não será????? (Porque faxina é preciso ocorrer é na redação, não é mesmo???) |
 |
|
alfredo sternheim
, são paulo-SP - jornalista/cineasta |
| Enviado em 27/10/2006 às 6:45:42 PM |
 |
| Nelson Perez tem razão ao lembrar aqui que "não é somente faxina no país, mas, na midia que se comportou mal e corporativamente mal.". A grande imprensa e muitos de seus famosos comentaristas políticos perderam credibilidade nessa eleição por textos partidários e por pré-condenações, po textos ofensivos a pessoas apenas suspeitas. A presunção da culpa falou mais alto e de forma irônica. Esqueceram o episódio do ex-ministro Alceni. Uma indignação seletiva predominou, geralmente contra o partido de Lula. Ninguém se indignou com a eleição do congresso que trouxe de volta Maluf, ninguém se indignou com a volta de Roberto Jefferson à política, ninguém se indignou com certos comentários do ministro Aurélio, do TSE (que como juiz deu liberdade ao banqueiro cacciola que sumiu); esse sr. Aurélio extrapolou em muitos comentários desqualificando o eleitor que quiser votar em branco ou anular. Quer dizer, manifestou-se contra o direito democrático de aalguém não querer votar em Lula ou Alckmin. Poucos se indignaram com os achincalhes e as fartas piadas grosseiras que circularam pela internet. Foi triste o comportamento de certos jornais, principalmente aquele que se diz apartidário e omitiu informações, blindou o candidato tucano e cobriu mal a campanha dos outros candidatos ao governo do estado de SP. A afirmação não é so minha, a crítica também do ombudsman desse jornal. A grande diferença nessa eleição é que mais gente percebeu o viés tendencioso e, consequentemente, muitos veículos da imprensa se deram conta da sua pouca influência, cairam do pedestal. Vamos esperar nessa imprensa um renascer mais humilde |
 |
|
Schetini Rossi
, São Paulo-SP - Comerciante |
| Enviado em 27/10/2006 às 6:08:56 PM |
 |
| A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu R$ 42,9 mil, distribuídos em envelopes num veículo em que estava Gláucio Arnaud, apontado como funcionário da campanha de Cássio Cunha Lima (PSDB), governador da Paraíba candidato à reeleição. A apreensão foi realizada na noite de quinta-feira (26), na região metropolitana de João Pessoa. Outro camarada, dessa vez, assessor do Osmar Dias, candidato a governador pelo Paraná, também foi pego com uma mala cheia de dinheiro. Só uma perguntinha. Por que a imprensa "imparcial" não publicou com estardalhaço estas notícias e nem fotos do dinheiro na primeira página? |
 |
|
josé paulo badaro
, são paulo-SP - desempregado |
| Enviado em 27/10/2006 às 5:53:22 PM |
 |
| Uma coisa só me preocupa... Esse debate contará com a presença de pessoas supostamente em dúvida em relação a forma que deverão votar, as quais, inclusive, terão direito de formular perguntas diretamente aos candidatos. Até ai, tudo bem... Resta saber se, no “melhor” estilo Globo, essas pessoas também serão entrevistadas logo após o debate (com direito a replay no Jornal Nacional), com a perguntinha de praxe: Na sua opinião quem ganhou o debate ou, pior , já sabe agora em que raio de geraldo alckmin você deverá votar?!? |
 |
|
alex furlan
, são paulo-SP - arquiteto |
| Enviado em 27/10/2006 às 5:41:43 PM |
 |
Caros amigos Estava demorando pra vir a tona toda a canalhice eleitoreira. O PSDB/ PFL enfim está sendo desmascarado e esta história do dossiê começa a vir à tona. Olhem estes links abaixo e façam uma análise. Fiz questão de organiza-los.
* Gérson Luiz Cotta, um dos laranjas que comprou os dólares do dossiê é da coligação PTB/PFL, foi candidato a vereador.
* A Empresa Vicatur de onde saiu parte dos dólares é do irmão do suplente do Jorge Bornhausen (cacique maior do PFL)
* A testemunha que mentiu que era o “laranja” e foi descoberto hoje que mentiu pra policia federal, dizendo que levou 250 mil para Hamilton Lacerda, foi levado pela falsa jornalista Rosely Souza Pantaleão, que na verdade é secretária-executiva do PSDB em Pouso Alegre. Por coincidência extrema os 250 mil reais saíram exatamente de Pouso Alegre, a cidade de Rosely Souza.
Meus caros, não dá pra acreditar em tamanha coincidência. Abs Alex Furlan
http://noticias.terra.com.br/eleicoes2006/interna/0,,OI1213826-EI6651,00.html (link Gérson Luiz Cotta “laranja” do PFL/PTB)
http://www.bonde.com.br/eleicoes/mun2004/1turno/apuracao/MG/49212.htm (link das eleições onde aparece o nome de Gerson Luiz Cotta concorrendo à vaga de vereador)
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u85874.shtml (Vicatur Empresa do irmão do suplente de Bornhausen (PFL)
http://eleicoes.uol.com.br/2006/ultnot/2006/10/27/ult27u58625.jhtm (Testemunha que mentiu foi indicada por secretária executiva do PSDB)
http://conversa-afiada.ig.com.br/materias/397001-397500/397246/397246_1.html (Site do Paulo Henrique Amorin explicando a farsa, percebam no final do texto que os 250 mil reais saíram de pouso alegre, exatamente a cidade da secretaria executiva do PSDB, muita coincidência)
http://www.cartacapital.com.br/blogdomino (Comentário de Mino carta sobre a nova tentativa de golpe) |
 |
|
DEBORA raia
, SAO PAULO-SP - PESQUISADORA |
| Enviado em 27/10/2006 às 5:18:24 PM |
 |
Será que alguém vai comentar a última operação abafa da Mídia em relação a tentativa de golpe contra a candidatura Lula: leia-se fundadora do PSDB em Pouso Alegre contrata laranja falso para delcarar que teria entregue RS 250.000 a petista. Será que ninguém notou a manchete evasiva do UOL "Para PF, testemunha que incriminou petista mentiu" ou sitio da Globo "PF vai perdir prisao de laranja que teria mentido". Observe-se que nao ha qualquer mencao ao PSDB.
Certamente, se fosse uma denuncia contra o PT seria formulada como? "Na reta final, petista contrata laranja para incriminar tucanos". E ainda com relacao a mala de dinheiro em posse de psdebista para compra de votos de prefeitos e vice-prefeitos na PB nao ha qualquer mencao ao fato no Uol e na Globo, uma referencia indireta em artigo sobre Alckmin. A verdade e que a palavra petista virou palavrao... |
 |
|
Carlos Teixeira
, Tatui-SP - Engenheiro agrônomo |
| Enviado em 27/10/2006 às 5:14:49 PM |
 |
| Só espero, também, que na segunda-feira tenha início a dolorosa faxina na mídia. O que será que os jornalões vão dar em suas manchetes de amanhã sobre o "laranja" que entregou R.$ 250.000,00 para o Lacerda e a secretária executiva do PSDB de Pouso Alegre que disse ser "jornalista" e levou o "laranja padeiro" para mentir na polícia federal? |
 |
|
Cristiano Medri
, Londrina-PR - Biólogo |
| Enviado em 27/10/2006 às 4:45:54 PM |
 |
| Tudo deveria ir para o estaleiro, inclusive a imprensa. Esta deverá, se confirmados os resultados das pesquisas, repensar o seu papel e sua atuação frente aos desejos da população brasileira. Parece, realmente, que os formadores de opinião pública da imprensa esqueceram de combinar a opinião com o "povão". Ou a mídia é desonesta ou não conhece a realidade do Brasilzão. |
 |
|
Paulo Roberto Ferreira
, Ananindeua-PA - Professor |
| Enviado em 27/10/2006 às 4:29:07 PM |
 |
| Mais uma barriga da mídia. E você está atrasado. O laranja que não é laranja ganhou espaço em toda a mídia. Como já virou praxe em véspera de eleição. Você, com certeza, acha tudo natural. Afinal, só você pode criticar a mídia. |
 |
|
carlos frederico torres
, belo horizonte-MG - estudante de jornalismo |
| Enviado em 27/10/2006 às 4:18:25 PM |
 |
| Sou muito inteirado sobre política e até hoje sei de pouquíssimas propostas dos dois candidatos. Então é errado votar nulo? Alguns pregam que sim, que é antidemocratico. Desanimo com nossa política. Talvez porque eu more numa cidade onde, além de conviver com a demagogia de políticos em geral, vive uma ditatura governamental na imprensa, com ares aparentemente tranquilos. Ahh, e "viva" Aécio Neves, eleito por 70% do povo mineiro. Uma das maiores votações do país e, de acordo com pesquisas, o 3º pior governo. CARPE DIEM |
 |
|
Jurandyr Passos
, São Paulo-SP - jornalista |
| Enviado em 27/10/2006 às 4:13:17 PM |
 |
| Nem Globo, nem Abril, Folha ou Estadão. Essas a gente entende. Mas o que dizer do papel - ou melhor, das ondas - da TV Cultura, da Fundação Padre Anchieta, que faz do jornalismo "público" - o que quer que isso signifique - a sua marca. Como justificar Alexandre Machado reclamando que a privatização de FHC não poderia entrar na pauta da campanha lulista porque não havia cobrança da "opinião pública" até então? E o "professor" Heródoto Barbeiro ajudando Ricardo Montoro a empurrar um deputado estadual petista contra as cordas? O interesse do capital a gente conhece. Agora, uma emissora pública, que já foi educativa, fazer campanha com o nosso dinheiro a favor do partido do governo e do seu diretor nomeado, já é deboche. Em tempo; será que Lula ainda acredita em cargo de confiança? |
 |
|
Jedeão Carneiro
, Cuiabá-Mt - Arquiteto |
| Enviado em 27/10/2006 às 3:50:24 PM |
 |
| Vixe! Para o observador, tudo precisa ir pra oficina fazer reparo a partir de segunda-feira: administração, idioma, palavras, sociedade... Esqueceu a imprensa! Cadê a imprensa? |
 |
|
Marcos Gaban
, Osasco-SP - Arquiteto |
| Enviado em 27/10/2006 às 3:41:08 PM |
 |
| Concordo com o Sr. Nelson Perez. A faxina deve começar com a grande mídia do eixo RJ-SP, notadamente os jornalões, globo e veja, velhacos golpistas onde até grandes jornalistas se entregam aos patrões. Mas a faxina quem deve fazer somos nós, buscando cada vez mais os independentes na internet e lutando pela democratização dos meios de comunicação. Quanto a faxina política, acredito que se fará no próximo domingo. |
 |
|
ubirajara sousa
, slz-MA - psicólogo |
| Enviado em 27/10/2006 às 3:35:14 PM |
 |
| Quem quiser poderá conferir. Está no "site" Conversa Afiada. O tal emissário dos R$ 250 mil não passa de um farsante, levado à polícia por uma falsa jornalista, na verdade secretária-executiva do psdb, para prestar o falso-testemunho. Será indiciado e, eu espero, condenado à prisão. Será que a mídia irá dar a cobertura que deu quando a falsa notícia foi veiculada? Penso que não. Não interessa. É contra os psdb e, por conseguinte, da própria grande mídia. |
 |
|
Clerton de Castro e Siva
, Rio de Janeiro-RJ - Engenheiro |
| Enviado em 27/10/2006 às 3:31:56 PM |
 |
| Eu sou a favor de um contrôle da mídia. Porém, esse contrôle deveria ser de um órgão criado pela própria mídia, como se fosse um órgão de classe.Entretanto, vejo que seria muito difícil estabelecer regras antecipadas, para por em prática um conselho, sem haver censura.Vejo o nosso caso, emitimos comentários que são publicados nesta mídia, assim sendo, que é o responsável pelo que escrevemos. |
 |
|
zanuja castelo branco
, recife-PE - aposentada |
| Enviado em 27/10/2006 às 3:28:23 PM |
 |
A mídia tem q ser a primeira a ser faxinada. A notícia de "laranja" levando R$ 250 mil p o PT foi estampada em letras garrafais. Hj foi td desmentido, uma montagem grosseira da secretária-executiva do PSDB mineiro. A notícia saiu como na "grande mídia"? Alguém ouviu? Transcreco abaixo a notícia da folha online, quase com vergonha de ter q dar a notícia.
PF diz que testemunha mentiu sobre origem do dinheiro do dossiê
GABRIELA GUERREIRO da Folha Online, em Brasília - A Polícia Federal informou nesta sexta-feira que é falso o depoimento do padeiro Aguinaldo Lima, que disse ter entregue R$ 250 mil para a compra do dossiê antitucano a Hamilton Lacerda, ex-coordenador da campanha do senador Aloizio Mercadante (PT-SP) ao governo de São Paulo. Segundo assessores da PF em Cuiabá, Lima forjou o depoimento aos policiais federais. A PF investiga se o PSDB está envolvido no falso depoimento de Aguinaldo. Segundo assessores da polícia, Rosely Souza Pantaleão -- que é secretária-executiva do PSDB no interior de Minas Gerais -- teria intermediado o contato de Aguinaldo com jornalistas em Minas quando ele se apresentou como testemunha do caso dossiê. A polícia descobriu a "farsa" ao constatar que os saques apresentados por Aguinaldo não foram efetivados no banco.
A PF deve indiciar o padeiro por falso testemunho. Aguinaldo disse, no depoimento, que transportou R$ 250 mil de Pouso Alegre (MG) para São Paulo (SP) que seria utilizado na compra do dossiê antitucano. O padeiro afirmou que teria recebido o dinheiro do promotor de eventos Luiz Armando Silvestre Ramos, para quem trabalhou há um ano. Ramos teria pedido para usar sua conta bancária para receber uma transferência eletrônica de R$ 80 mil no último dia 10 de setembro. O promotor teria sacado mais R$ 170 mil para a compra do dossiê. |
 |
|
Fábio Barbosa
, Palmas-TO - Pedagogo |
| Enviado em 27/10/2006 às 2:41:39 PM |
 |
| Nunca se viu tanto escandalo e tanta corrupção em um governo! e Esses debates em que os candidatos atacam - se com palavras asperas e ironicas, apenas confundem e embaralham a nossa atenção. É tudo um engodo! e ludibriação e nos e o nosso Brasil é que somos as principais vitimas dessa conspiração! desses maus administradores sem pudor e nenhum escrupulo. Precisamos resgatar a ética o compromisso e o patriotismo! coisas que esses politicos não tem! |
 |
|
nelson perez de oliveira junior
, iturama-MG - bancario |
| Enviado em 27/10/2006 às 2:04:52 PM |
 |
| Sr. Dines, não é somente faxina no país, mas, na midia que se comportou mal e corporativamente mal. Esta não tem o mopólio da verdade e da ética. Não é a midia que pede controle externo de tudo e não admite em si mesma? Há empresas, empresarios e pessoas no controle da midia e em síntese, há paixão, corrupção vaidade, acertos e erros como em tudo o que é humano. Errar é humano e midia não é divino. |
 |
|
Marco Tognollo
, Sao Bernardo do Campo-SP - sem profissao |
| Enviado em 27/10/2006 às 12:57:01 PM |
 |
| 1.Depois da Rede Globo mostrar ontem (quinta feira) na Grande Família o seu apoio total e descarado a Geraldo Alckmin, nao duvido de mais nada. Ora, a Marilda (Andrea Beltrao) chegou a alertar Lineu (Marco Nanini) que, na disputa da presidencia do clube de bairro, Agostinho (Pedro Cardoso) poderia usar um "falso dossie" foi o fim da picada. 2. A edicao do JN de ontem tambem. Primeiro mostra Alckmin no comicio para 4 mil pessoas, pedindo etica, transparencia na politica (o que o governo de SP nao tem) e, quando mostram Lula, o fazem justamente no momento em que ele afirma que cometeu erros durante o governo. é de dar nojo... 3. A faxina bem que poderia comecar pelas redacoes dos jornais, que tem feito um trabalhinho bem sujo..... |
 |
|
Ivan Moraes
, Union NJ --USA-MG - sem profissao |
| Enviado em 27/10/2006 às 12:15:17 PM |
 |
| "A grande mídia é traiçoeira e espera até os últimos instantes" Mas foi isso mesmo, exatinho, que o Dines disse na primeira linha do texto: "Impossível prever agora o clima e as reações da Globo aos candidatos no debate de hoje à noite". Ta la na primeira linha... nao ta? |
 |
|
Marnei Fernando
, Anápolis-GO - Designer |
| Enviado em 27/10/2006 às 12:08:30 PM |
 |
| Lendo apenas o título intuí que se tratava do debate na Globo e a faxina obrigatória que se seguirá na mídia e em primeiríssimo lugar o palco desse último debate... |
 |
|
Clerton de Castro e Silva
, Rio de Janeiro-RJ - Engenheiro |
| Enviado em 27/10/2006 às 11:07:30 AM |
 |
| O grande erro da mídia, é não se aprofundar nas respostas dos candidatos nos debates. Cada candidato, diz a besteira que quer, promete o que não vai ou não pode cumprir e a mídia não diz uma palavra sobre o assunto. Nossa mídia infelizmente não está preparada para analisar ou simplesmente não dá valor as respostas dos candidatos. Nossa mídia gosta mesmo é de um barraco. |
 |
|
Ricardo Oliveira
, São Paulo-SP - Contabilsita |
| Enviado em 27/10/2006 às 10:45:57 AM |
 |
| "A sociedade precisará ser submetida a um intenso treinamento para reaprender a encarar certas realidades nos últimos meses escamoteadas pela indignação de uns e arrogância de outros. " Com certeza. Nada melhor do que começarmos a fazer a lição de casa. Somos, todos, a sociedade. E não os deuses das palavras . |
 |
|
Marco Costa Costa
, São Caetano do Sul-SP - T.P.A. |
| Enviado em 27/10/2006 às 10:33:36 AM |
 |
| A retórica sempre foi utilizada pelos políticos, bem como pela imprensa. A democracia também é usado como forma de ludibriar o eleitorado despolitizado e descrente de que teremos dias melhores. Para que serve a democracia, para quem serve a democracia e, quem se serve da democracia elitizada de hoje. |
 |
|
neimyr guaycurus
, rio de janeiro-RJ - consultor |
| Enviado em 27/10/2006 às 10:31:32 AM |
 |
| É incrível como anda vazia as observações do Dines. Ele esquece de dizer que além de tudo que se tem que rever e rearrumar tem que se dicutir a mídia, principalmente nesse site que sempre teve por objetivo discutir a mídia. Espero que ele entre nessa discussão e faça sua auto-crítica. Quanto ao debate de hoje é preciso que o PT fique alerta com relação à edição/montagem que aparecerá amanhã no JN, não esqueçamos do debate LULAxCollor. A grande mídia é traiçoeira e espera até os últimos instantes para dar o seu bote. ALERTA. |
 |