|
Isabela Marinho
, Rio de Janeiro-RJ - Estudante |
| Enviado em 20/4/2007 às 11:45:04 AM |
 |
| Texto maravilhoso professor! Essas aulas sobre imprensa estão servindo para clarear as minhas idéias, sobre o q é de fato, a mídia brasileira. E esse texto acrescenta muito à essa construção que venho tentando fazer. Muitíssimo obrigada. |
 |
|
Andre Paraizo
, Rio de Janeiro-RJ - Médico |
| Enviado em 11/4/2007 às 5:15:23 PM |
 |
| O que mais me fascina é ver que todos acham que a Globo é isso e é aquilo, mas ninguem faz nada para evitar que a mesma fique "mandando" no pais, como dizem. Opinião pública é diferente de AÇÃO PÚBLICA. Todos os problemas de nosso pais não são culpa dos governantes, muito menos da Rede Globo. São culpa dos BRASILEIROS que nunca fazem NADA!! NÃO HÁ UM GREVE GERAL, como houve na França, quando o Presidente JC. sancionou uma lei onde aumentava o tempo de experiencia dos trabalhadores...O POVO, foi as ruas, por quase 20 dias...o que o presidente fez, "enrolou a lei e ..." vetou...O que nos difere dos argentinos, por exemplo, é que eles vao pras ruas, quebram tudo...e hoje nunca se vistou tanto Buenos Aires. O povo brasileiro só reclama, reclama e reclama, mas na hora de fazer?!?! cade? ah, tá, escolas de sambas, mulatas gostosas e aquela cervejinhas....tudo bem...E se a Globo é tão poderosa e todos sabem, pq seu ibope é astronomico? E pq não falar também da Rede Record que explora a fé dos outros, dizendo curar Aids, fazer com que cegos enxerguem novamente, etc etc etc....Ou seja, ou mudamos a cultura do POVO...ou deixa estar...pq não adianta pedir pela paz...TEMOS QUE EXIGI-LA...segunda, terça, quarta quinta etc...parar no dia-de-semana, e não num sábado...só conseguiremos algo se atingirmos todo o empresariado....senão....plim plim! |
 |
|
Jorge Panaro
, São Paulo-SP - assalariado |
| Enviado em 2/4/2007 às 1:41:39 PM |
 |
| Um texto fantástico que merece ser amplamente divulgado. Parabéns! |
 |
|
Héctor Massafera Godoy
, Campinas-SP - professor universitário |
| Enviado em 2/4/2007 às 1:10:19 AM |
 |
| Para mim chega. Está na hora de chamar o Procon para impedir o sr. Ali de continuar contando suas versões dos fatos, que nunca são como de fato aconteceram. |
 |
|
Cristiana Oliveira Castro
, Rio de Janeiro-RJ - Advogada |
| Enviado em 1/4/2007 às 11:27:59 PM |
 |
| Em última análise, devíamos estar todos gratos ao sr. Ali Kamel, está conseguindo em poucos anos o que não conseguimos durante décadas, ou seja, queimar geral o filme da Rede Globo. Roberto Marinho deve estar sapateando de ódio no inferno e Leonel Brizola as gargalhadas. Eu hein... |
 |
|
Beatriz Falcão
, Itajaí-SC - aposentada |
| Enviado em 1/4/2007 às 9:10:55 PM |
 |
| Parabéns, professor! Democracia não é feita com meias palavras. Muito menos com meias verdades. |
 |
|
Aline Freitas
, Bauru-SP - universitária |
| Enviado em 1/4/2007 às 9:02:18 PM |
 |
| Eis o que se pode chamar de desconstrução perfeita. Deveria, em nome da correção histórica,ser publicado no Globo, na mesma página em que Ali Kamel tentou alterar o passado. |
 |
|
Maria Isabel Lopes
, Petropolis-RJ - Oceanografa |
| Enviado em 1/4/2007 às 5:40:09 PM |
 |
| O artigo, "Ecossocioeconomia? O que é isso, coleguinha? " de relevância, para mim também inquestionável pois denota um desconhecimento da imprensa e da sociedade, por este motivo postei dois dos sete comentários, postado na mesma data que este se encontra na primeira página do OI. Por que este não esta? |
 |
|
Lucas Antunes Filho
, São Paulo-SP - universitário |
| Enviado em 31/3/2007 às 9:41:45 PM |
 |
| O que fazer? Engrossar o coro dos que elogiam. E, por extensão, elogiar o Observatório por ter publicado um artigo tão bom. |
 |
|
Abelardo Araujo
, Rio de Janeiro-RJ - médico |
| Enviado em 31/3/2007 às 4:44:45 PM |
 |
| Concordo com o Marcelo. Nada há a acrescentar ao artigo. Deve ser aproveitado por professores não só de faculdades de comunicação, como de outros campos de saber. De longe o melhor da edição, só ficou devendo uma coisa: qual editora publicou o livro a que ele alude? Se alguém souber, por favor, informe que pretendo adquirir. E outra dúvida: por que não está na capa? |
 |
|
Marcelo del Questor
, Belo Horizonte-MG - Assalariado |
| Enviado em 31/3/2007 às 12:42:09 PM |
 |
| Mesmo tudo já sendo dito sobre o artigo, não posso me furtar do prazer de reverencia-lo. Magnífico. Simples, direto e baseado em fatos. Portanto, irrefutável. Só mesmo aqueles habituais incompetentes, que pretendem um empreguinho nessa forja de mentiras, ou dela esperem algum favor, podem ir contra tal artigo. São os bajuladores de sempre. Esse artigo é uma aula de exposição de verdades. Um certo "observador", bem como seus seguidores devem estar se retorcendo. (risos) Não existe neste artigo, ideologismos ou posicionamentos. Apenas exposição de fatos irrefutáveis. Ali Kamel já demonstrou que é produtor de versões convenientemente postadas com o propósito de blindar a sua patroa. E o fato dessa "reformulação" que ocorre no jornalísmo ora embaçado da outrora reluzente emissora é a demonstração cabal de como a mesma trata seus assuntos. Aos próximos concessões, aos inimigos, todos os golpes. Bem lembrado por Loscar Affonso , Rio de Janeiro-RJ - comunicador social, Muito Além do Cidadão Kane é tão elucidativo quanto esse artigo e o livro do Prof. Franceschini. E para o alento daqueles que temem não poder tomar conhecimento da obra produzida pela BBC, não se preocupem. O filme pode ser encontrado, facilmente, num local onde a Globo não pode lançar suas garras, como fez em outros lugares. O filme pode ser encontrado na Internet. Obrigado Professor. |
 |
|
Maria Isabel Lopes
, Petrópolis-RJ - Oceanografa |
| Enviado em 31/3/2007 às 12:12:04 PM |
 |
| Quando lí este artigo a primeira vez, o que mais me chamou atenção, além da lucidez marcante do Gilson, foi este artigo de Ali, o poderoso, ter passado em branco. Para quem viveu aqueles dias, sem a Internet, como forma de difundir sua opinião, sabe o que estou dizendo. A Geração que desconhece os fatos da história como motivação para o artigo me enoja, pois se está existe é fruto de outra: a manipulada. Então entre mortos e feridos, não há culpados, pois há o mercado e a falta de ética para justificar. Hoje, vinculado a todo o momento, se vc não quer o conteúdo televisivo mude o canal ou desligue a TV, pois o poder está com você. Não há culpa pois há opção. Fico imaginando como esta geração bombardeada na TV e jornais todos os dias com a situação nos aeroportos recebeu a notícia dos "18 aquartelados do ar" e se com a linha do JN ela pode estar formando opinião quanto aos interesses público, privado, político, militar e midiático (PPPMM) disto tudo. |
 |
|
Patrícia Pereira
, São Leopoldo-RS - botânica |
| Enviado em 30/3/2007 às 1:39:47 PM |
 |
| Será que a Globo ainda não aprendeu que podemos ter vários analfabetos, mas náo há um brasileiro que não conheça bem a mídia desse país?Foram tantos os truques que o mágicos perderam a emprego para o palhaço. Parabéns pelo artigo, professor, mas que ninguém pense que a Globo tem Jeito. Ela vai armar alguma daqui a pouco. |
 |
|
Loscar Affonso
, Rio de Janeiro-RJ - comunicador social |
| Enviado em 30/3/2007 às 10:24:40 AM |
 |
| Bravo mestre Gilson! Bravo mestre Franceschini! E pra quem quiser saber mais um pouco sobre "o processo histórico inteiro" é só tentar localizar o documentário produzido pela BBC, "Além do Cidadão Kane" - digo localizar, pois a Rede Globo fez de tudo pra sumir com esse material das prateleiras da universidades...
Abraços,
Loscar |
 |
|
Hélio Nóbrega
, Porto Seguro-BA - Bahia |
| Enviado em 30/3/2007 às 7:49:33 AM |
 |
| Collor foi o que a Globo achava que era o melhor para o Brasil. Claro, e nem o autor disse isso, ele não foi foi eleito por causa dela. Mas ficou uma lição de tudo isso: em nome de projetos que lhe interessam, ela é capaz de qualquer aventura. Seu compromisso não é com a democracia, mas simplesmente com a audiência. Até nisso vem perdendo |
 |
|
Bruno Pinheiro
, Ribeirão Preto-SP - estatístico |
| Enviado em 29/3/2007 às 7:39:33 PM |
 |
| Formidável!Eu também fui um dos idiotas que acreditou na farsa da Globo! Não sabia que quando mepintava para ir às passeatas, estava ,na verdade ,fazendo o único papel que a Globo julga adequado para um cidadão comum: o de palhaço. |
 |
|
Alessandra Macedo
, Brasília-DF - ciência da computação |
| Enviado em 29/3/2007 às 7:27:09 PM |
 |
| Falem o que quiserem. Mas a Globo não faz jornalismo. Produz entretenimento mesclado com um noticiário que não tolera a normalidade democrática. O caso citado nesse artigo, o da omissão do JN no dia da queda dos aviões para dar destaque à pilha de dinheiros, mostra como a emissora considera o distinto público: ora como cúmplice ( o que é) ora como idiota( o que também é) |
 |
|
Hugo Motta
, Aracaju-SE - advogado |
| Enviado em 29/3/2007 às 7:01:50 PM |
 |
| A Globo sempre merecerá artigos que mostrem que quando o desastre não a interessa, some do Jornal Nacional.Ela não só apoiou como foi bancada pela ditadura.
É completamente parcial, pois junto com a revista Veja tentou um golpe contra Lula. Só os mais fanáticos reacionários não reconhecem isso.
Suas afiliadas no Nordeste pertencem às famílias Collor, Magalhães e afins.Impõe modas e jeitos no povo com o seu padrão de beleza (se vc não é igual às atrizes e atores da Globo, é uma maçã podre).Fala dos calotes do PT, mas é uma empresa com dívida de 6 bilhões de dólares que continua funcionando graças a juízes que impossibilitam sua insolvência em troca de silêncio em muitas situações.
E por aí vai... |
 |
|
Sandro Pereira
, São Paulo.-SP - administrador |
| Enviado em 29/3/2007 às 6:34:11 PM |
 |
| È difícil muito talento para pegar um tema já bastante explorado e dar a ele a relevância dos assuntos que não devem ser esquecidos. Que ótimo, como frisou o escrito Kleber Machado, que os asseclas da grande imprensa que, agora resoveram residir no Observatório, contem até 10 antes de despejar seus clichês agressivos e sem qualquer argumento. No fundo, eles são assim: só entram em confronto quando notam fragilidades nos argumentos. |
 |
|
Maria Izabel Ladeira Silva Silva
, Aracaju-SE - professora |
| Enviado em 29/3/2007 às 6:17:43 PM |
 |
| 1992!Lembro-me como se fosse hoje! Aquela farsa montada sobre os "caras pintadas" para redimir os excessos globais da vespera! Agora o senhor Kamel quer apagar tudo. Continua imolando o personagem, como se não tivesse nada a ver com ele! Artigo irretocável professosr Caroni! Mais irretocável ainda é a sua observação final! A Globo aprimorou seus métodos! Continua mais perigosa do que nunca! |
 |
|
Kleber Carvalho
, B.H.-MG - Escritor |
| Enviado em 29/3/2007 às 4:44:08 PM |
 |
| Caro Gilson, creio que os asseclas da Globo e de outras empresas jornalísticas menos afortunadas contarão até 10 antes de vir aqui tecer comentários agressivos contra seu artigo , muito objetivo por sinal e bastante contundente, claro que a unanimidade não transforma o artigo em verdade absoluta, porém espero que os comentaristas contrários ao artigo posssam expressar suas opiniões sem entrar na seara político-ideológica, tratando a questão de forma apenas jornalística. |
 |
|
Mônica Chaves
, São Paulo-SP - economista |
| Enviado em 29/3/2007 às 3:15:01 PM |
 |
| Tudo que os senhores feudais do monopólio não queriam ver exposto, encontra-se nas boas linhas do professor Caroni Filho. Por aqui está denunciado seu moralismo barato, seu falso apreço pela democracia e suas manobras golpistas de sempre. Se foi determinante ou não, pouco importa. Conta é como participou dos piores momentos da história brasileira. |
 |
|
Alana Correa
, Caxias do Sul.-RS - bibliotecária |
| Enviado em 29/3/2007 às 3:10:19 PM |
 |
| A contribuição do autor para que as novas gerações entendam o papel da Globo na história brasileira é fundamental. Mais um artigo de relevância ímpar publicado pelo Observatório |
 |
|
Fabrício Mendes
, Santos-SP - economista |
| Enviado em 29/3/2007 às 11:28:28 AM |
 |
| Tudo que tinha que ser dito sobre o artigo em questão, já o foi pelos leitores abaixo. Somo-me aos que julgam que é impossível comentá-lo sem interjeições. Sensacional! O Observatório nos proporciona mais que uma leitura inteligente: estamos diante de um artigo imperdível! |
 |
|
Carolina Maia
, Brasília-DF - professora |
| Enviado em 29/3/2007 às 11:00:46 AM |
 |
| O artigo mostra que muito tem que ser estudado para podermos chegar a um satisfatório funcionamento democrático. Precisamos falar de reforma política, sem dúvida, isso é importante. Mas qual o motivo que nos leva a calar sobre uma discussão sobre implantação de políticas democráticas e menos concentradoras na área de difusão de informações? Vamos pensar e agir. |
 |
|
Marcos Nogueira
, S~ao Paulo-SP - consultor financeiro |
| Enviado em 29/3/2007 às 8:55:35 AM |
 |
| Um futuro justo precisa de um passado bem analisado. E nisso entrma a TV Globo e seu apoio a Collor e ao regime militar. O artigo merece ser lido! |
 |
|
Roberto Figueiredo
, São Paulo-SP - Analista de Sistemas |
| Enviado em 29/3/2007 às 8:54:21 AM |
 |
| Essa manipulação e distorção dos fatos vem de longe. Não se esqueçam do caso Proconsult, quando tentaram melar a eleição do Brizola e o silêncio sobre a Campanha Diretas-Já, ao qual ela só começou a noticiar quando as gigantescas manifestações já eram ouvidas em todo o País. |
 |
|
Andrea Guedes
, Rio de Janeiro-RJ - assessora |
| Enviado em 29/3/2007 às 8:33:41 AM |
 |
| M-a-r-av-i-l-h-o-s-o! Chamar o que a Globo faz de jornalismo equivale a chamar uma categoria profissional inteira de mestres do charlatanismo, o que seria injusto e precipitado. |
 |
|
Bianca Dias
, Curitiba-PR - arquiteta |
| Enviado em 29/3/2007 às 8:24:57 AM |
 |
| Acorda,garotada! Parece ter sido isso o que motivou o professor Gilson a escrever mais um excelente texto para o Observat orio. Era preciso um texto que tocasse magistralmente em temas que incomodam quem se julga a historiadora oficial do Brasil. |
 |
|
Solange Barbosa
, Vila Velha-ES - estudante |
| Enviado em 29/3/2007 às 8:14:23 AM |
 |
| Por que a Globo, a exemplo do PFL, não muda de nome? Que tal TV Democrática? Depois se discute quais serão os novos rumos editoriais da emissora? Deixo a sugestão aqui, se surgir alguém disposto a mudar a história da mídia no Brasil que a encaminhe para a Central Globo de Jornalismo. Para o Ali Kamel de preferencia. |
 |
|
Roberto Dantas
, Ilhéus-BA - advogado |
| Enviado em 29/3/2007 às 8:05:23 AM |
 |
| Älberto Dines escreveu um artigo para esta edição que tem por título"Excitaçao com Franklin, silêncio diante de Collor" Coube ao Observatório, com este artigo, romper com o silêncio diante do presidente cassado. Mas faço uma pergunta: será que esse silêncio não vem do fato de a Globo estar ainda molhada com os respingos dos banhos tomados na cascata da Dinda nos áureos tempos colloridos? |
 |
|
Fernanda Mansur
, Araraquara-SP - empresária |
| Enviado em 29/3/2007 às 7:56:46 AM |
 |
| Alguém poderia lembrar como os vários veículos da Globo tentram abafar o caso no início. Como a própria Veja ensaiou um recuo. Para bem da verdade, a revista Isto Ë/Senhor foi quem, entrevistando o motorista acabou com a armação que estava sendo montada. É muito bom passar a história a limpo para evitar versões mentirosas de um passado muito recente e marcante. |
 |
|
Augusto Felix
, rio-RJ - professor |
| Enviado em 29/3/2007 às 7:50:07 AM |
 |
| O tempo passa, o tempo voa e volta e meia reaparece a velha história da edição distorcida do debate Collor-Lula no JN em 89 e que teria causado a derrota do velho companheiro metalúrgico nas eleições presidenciais. A manipulação jornalística de fato ocorreu, foi verdadeiramente antiética, mas totalmente desnecessária e até pretensiosa. Àquela altura do campeonato, Lula já estava derrotado. As pesquisas eleitorais apontavam Collor vencedor com boa margem de votos (o que de fato ocorreu). Logo, essa parola de rasteira global só confere crédito a quem nunca teve. Quem sabe, o mérito da vitória de Collor deva-se ao próprio Lula? |
 |
|
Ricardo Oliveira
, Itajaí.-SC - jornalista |
| Enviado em 29/3/2007 às 7:46:27 AM |
 |
| Se a cada edição for escrito um episódio envolvendo a Globo em arranjos pol;iticos em dois meses teremos um livro de ótima qualidade. Fonte obrigatória de consulta. |
 |
|
Ivo Aldo Auerbach
, Palhoça-SC - Servidor Aposentado |
| Enviado em 29/3/2007 às 2:40:39 AM |
 |
| Tenho notado ao logo dos anos, que a "opinião pública" é do tipo "Maria Vai Com As Outras". Naquela época, nenhum dos ditos formadores de opinião teve a coragem de nadar contra a correnteza do caudaloso rio (no caso a Globo) e dizer que a dita rede tinha ou não razão. O curioso é que sómente agora se deram conta do equívoco. Agora eu pergunto: e se Collor não tivesse sido eleito senador, será que tudo isto viria à tona? Conclusão: a imprensa, no geral, foi sempre a reboque de interesses políticos e econômicos ditados pelos "senhores feudais" do momento ! |
 |
|
Jedeão Carneiro
, Cuiabá-Mt - Arquiteto |
| Enviado em 29/3/2007 às 12:26:10 AM |
 |
| É muito importante que mais pessoas como o professor Gilson rebatam à altura tentativas como estas de retocar a história, senão sujeitos como este Ali poderão impedir nossas crianças de saber a verdade sobre as rapinagens dessa rede, como o abafamento do movimento Diretas Já de 82, a fraude das eleições do Rio em 84 (caso Proconsult), a manipulação do debate Collor x Lula em 89 e a ocultação do acidente da Gol em 2006 para provocar o 2º turno. |
 |
|
Renato Resende
, Brasília-DF - biólogo |
| Enviado em 28/3/2007 às 10:21:08 PM |
 |
| Collor e Tv Globo se mereceram. Não é justo que a Globo, na ânsia de adquirir uma nova imagem, queira, num artigo de um de seus chefões, posar de vestal da democracia. Isso ela nunca foi, é ou será. Um artigo certo no lugar certo e na hora certa. |
 |
|
Heloísa Teixeira
, São Caetano-SP - Professora |
| Enviado em 28/3/2007 às 10:14:34 PM |
 |
| A Era Collor coincide com o momento de maior desenvoltura da Globo no governo. A herança da ditadura militar foi essa: um monopólio que fazia e desfazia na hora em que bem queria |
 |
|
Fernando Meira
, São Paulo-SP - advogado |
| Enviado em 28/3/2007 às 6:51:41 PM |
 |
| O título desse artigo poderia ser " como demolir o imaginário global em linhas precisas". Leitura pra lá de agradável e profundamente inteligente. |
 |
|
Leo Godin
, Goiânia-GO - agrônomo |
| Enviado em 28/3/2007 às 5:38:02 PM |
 |
| Um show de artigo. Não é algo puramente factual, vai além, mostra uma inteligência lúcida e militante. Sâo os ingridientes fundamentais de um bom artigo. |
 |
|
Rafael Almeida
, Rio de Janeiro-RJ - estudante |
| Enviado em 28/3/2007 às 5:28:09 PM |
 |
Que beleza ver a Globo exposta dessa maneira no Observatório. Até que enfim pararam de fazer críticas " cautelosas". Parabéns, amigos.
Nota do OI: Os artigos publicados neste Observatório são sempre críticos, sem adjetivação. |
 |
|
Fernando Pinto
, São Paulo-SP - jornalista aposentado |
| Enviado em 28/3/2007 às 3:50:00 PM |
 |
| Que bom ver os bastidores de uma trama ressurgir em forma de artigo. O Observatório deveria merecer várias distinções honoríficas por alguns textos que publica.
Um forte abraço. |
 |
|
Renato Gonzaga
, Porto Alegre-RS - médico |
| Enviado em 28/3/2007 às 3:40:18 PM |
 |
| Tirado do livro de Mário Conti, Notícias do Planalto. O autor se refere a uma reunião de Collor com ministros e outras personalidades.
"Marcos Coimbra saiu da Biblioteca para atender um telefonema de Roberto Marinho. Voltou com um bilhete, que entregou a Collor. Ele vencerá , estava escrito no bilhete, que Collor fez circular entre os presentes.
Passava das oito horas quando Carlos Augusto Montenegro disse: "Essa conversa toda não está levando a nada, precisamos concluir". O dono do Ibope estava aflito com a falta de objetividade da reunião e com suas dúvidas íntimas. O que estou fazendo aqui? Perguntava-se."
Vejam o que o dono da Globo dizia de Collor naquele momento: "ELE VENCERÁ". Leitura obrigatória para o sr. Ali Kamel. |
 |
|
Igor Magalhãesde Souza
, Rio de Janeiro-RJ - estudante |
| Enviado em 28/3/2007 às 3:06:21 PM |
 |
| Há 15 anos, eu tinha oito, mas lembro bem dos meus irmãos saindo animados para a festa do impeachment. O que eles não sabiam, mas depois perceberam, que a festa era armada pela Globo. Mais uma dos produtores da democracia bbb7. Obrigado pelo artigo |
 |
|
Paulo Roberto Menezes
, Campinas-SP - geólogo |
| Enviado em 28/3/2007 às 2:31:28 PM |
 |
| Nesse parágrafo o autor deu o tiro certeiro:"Ainda que reposta parcialmente, a história da Globo e seu candidato talvez explique melhor porque, segundo Kamel, "este é um país em que o decoro pode ser quebrado sem infringir o Código Penal". Sem meias verdades, encontraremos as digitais do império de Roberto Marinho no que há de mais indecoroso no Brasil. Quem sabe, até o próprio DNA do monopólio informativo"Precisa falar maisalguma coisa?Precisa. Noto, com preocupação que a proposta governamental de criação de uma rede pública de informação faz ilustres personagens se esquecerem da propriedade cruzada dos meios de comunicação(Rede Globo). O que está havendo? Um plim-plim sintomático? |
 |
|
Tiago Coelho
, Rio de Janeiro-RJ - estudante de medicina |
| Enviado em 28/3/2007 às 2:17:07 PM |
 |
| Vea por outra sai um artigo aqui que se diferencia. Ressalto a qualidade de todos, independente da tendência ideológica dos articulistas. Mas o que faz das linhas escritas pelo professor Gilson Caroni Filho algo a ser apreicadoé a precisa reconstituição histórica combinada com refinado senso de humor. A história não precisa de análises herméticas, precisa, apenas, ser bem contada. |
 |
|
Debora de Almeida
, Rio de Janeiro-RJ - Pesquisadora |
| Enviado em 28/3/2007 às 2:08:14 PM |
 |
| Ironicamente devemos ficar gratos ao jornalista Ali Kamel. Não fosse ele se arvorar em reescrever a história, não entro no mérito das intenções, e não teríamos esse artigo maravilhosamente escrito aqui. Endosso linha por linha. |
 |
|
André Pontes
, São Paulo-SP - economista |
| Enviado em 28/3/2007 às 1:55:05 PM |
 |
| Sigo o exemplo da jornalista Rial. Também antevi naquilo tudo um espetáculo produzido pela Globo. Fui tachado de alienado e conservador enrustido. Tem razão a jovem jornalista: a Globo se esqueceu dos dizeres da camiseta de Collor: o tempo é o senhor da razão. E isso se voltou contra ela. |
 |
|
Carlos Moliterno
, Maceió-AL - Funcionário Público |
| Enviado em 28/3/2007 às 12:08:43 PM |
 |
| Análise perfeita. Parabéns! |
 |
|
Gisele Rial
, Rio de Janeiro-RJ - Jornalista e Fisioterapeuta |
| Enviado em 28/3/2007 às 11:40:56 AM |
 |
| Lembro-me como se tivesse acontecido ontem. Em outubro de 1992 uma jornalista recém-formada teve a petulância de ir contra a "ordem geral" e se recusar a participar do circo promovido pela Rede Globo que "consagrou" os caras-pintadas. Foi chamada pelos colegas de faculdade de obtusa, ignorante e outros adjetivos impublicáveis. O tempo (que é o senhor da razão) se encarregou de colocar os pingos nos "is" e o texto do Prof. Gilson fechou o episódio Collor/Impeachment com chave de ouro. Vou imprimir, colocar numa moldura e convidar os caras-pintadas balzaquianos para tomar um chá e apreciá-lo. A jornalista recém-formada era eu. Um abraço, professor. Brilhante e irretocável como sempre. |
 |
|
Renato Paulicelli
, São Paulo-SP - sindicalista |
| Enviado em 28/3/2007 às 8:27:57 AM |
 |
| Quantos sofreram com as meias verdades da Globo? Quantos torturados tiveram seus gritos abafados? Quantos corruptos não foram beneficiados por suas edições facciosas? É preciso que a sociedade dê um basta a tudo isso. Quando? |
 |
|
Norberto Gonçalo
, Santo André-SP - asssessor |
| Enviado em 28/3/2007 às 8:03:12 AM |
 |
| Muito bem lembrada a ediçao do dia do impeachment. Foi com pompas que o jornalismo se tornou uma extensão do Fantástico. E dizer que o casal que apresenta o JN hoje ainda tem a cara-de-pau de , em palestras, se proclamar progressista |
 |
|
Ana Cavalcante.
, Brasília-DF - economiária |
| Enviado em 28/3/2007 às 7:58:06 AM |
 |
| O Jornal Nacional é um programa de magia incompreendido. Os que o critiica não sabem disso. Lá os fatos somem, são distorcidos ou apresentam-se exatamente da forma oposta como ocorreram. Os editores são mágicos e ninguém lhes dá o devido valor. Quanta injustiça |
 |
|
Guilherme Macedo
, São Paulo-SP - advogado |
| Enviado em 28/3/2007 às 7:47:14 AM |
 |
| E ainda há quem ache que a Globo é pra ser levada a sério. O que é pra ser levado a sério é o fato de nenhum parlamentar conseguir implementar uma CPI da Mídia. |
 |
|
Márcia Demézio
, Niterói-RJ - Jornalista |
| Enviado em 27/3/2007 às 11:32:17 PM |
 |
| Preciso e inteligente professor! Mais um tiro certeiro e é bom lembrar que anos se passaram e as crises internas na Globo estão longe de acabar. Cabeças rolaram semana passada exatamente porque alguns jornalistas da casa se recusaram a assinar embaixo a condução deslavada que a cobertura da plantinada fez das últimas eleições. Esforços e muitas horas de edição que nada valeram, foram tiros que saíram pela culatra, lietralmente, das forças conservadoras desse País. Se em 89 o nível do eleitorado brasileiro fosse o de hoje teria sido diferente. Nos últimos 5 anos o eleitor mostrou que amadureceu e a tendência é que o curral montado pela Globo seja cada vez mais alvo de brilhantes artigos como este, em espaços cada vez mais abertos para a análise crítica como este OI. |
 |
|
Fabríco Martins
, São Paulo-SP - bancário |
| Enviado em 27/3/2007 às 9:57:55 PM |
 |
| Acabo de receber este artigo. Um amigo me enviou dizendo que era bom para se inteirar dos fatos. Realmente é algo que acrescenta muito e só reforça minha posição.
Na GLOBO:
Vou assistir a segunda temporada de LOST;
Vejo Jornal Nacional pra acompanhar as notícias tendenciosas;
De vez em quando passa um filme interessante;
Fora isso, só vejo TV a cabo. Qualquer coisa que não seja da Net. Globonews tá fora. |
 |
|
Gisele Araujo
, bento Gonçalves-RS - estudante |
| Enviado em 27/3/2007 às 9:51:26 PM |
 |
| Confesso que aprendi muito lendo o que o professor Gilson escreveu. Torço para que outros abordem o mesmo tema:globo/Collor. |
 |
|
Ademar Silveira Couto
, Rio de Janeiro-RJ - aposentado |
| Enviado em 27/3/2007 às 9:43:02 PM |
 |
| Curioso. Quando li o artigo de Ali Kamel no Globo, senti que faltava algo. Uma sensação de que estava diante de uma história incompleta.se aposssou de mim Agora, lendo esse artigo aqui no Observatório, vejo que estava certo. Faltava a Globo, velha de guerras sujas. |
 |
|
Maria Beatriz Serra
, Flrianópolis-SC - artista plástica |
| Enviado em 27/3/2007 às 9:37:52 PM |
 |
| É bom lembrar que a Globo é uma empresa privada que opera com conceção pública. O que ela veicula deveria ser de interesse público e não de acordo com seus interesses políticos e empresarias. Talvez o Ivan Berger não saiba, mas a Globo continua demitindo os que não assinaram o manifesto em apoio à empresa, no ano passado. Espero que ,como jornalista, ele se solidarize com os colegas de categoria e não com o patronato.
É verdade que nossa sociedade, pelo menos uma parte da classe média, não é melhor que a Globo, como ele diz, mas o que fazemos então? Calamo-nos todos? |
 |
|
Cynthia Cruz
, Belo Horizonte-MG - estudante de comunicação social |
| Enviado em 27/3/2007 às 9:21:35 PM |
 |
| Amei o artigo. Não resta dúvida que a Globo não é a emissora mais qualificada para falar em ética e democracia no país. |
 |
|
Daniel Moreira
, Uberlância-MG - músico |
| Enviado em 27/3/2007 às 9:17:10 PM |
 |
| MARAVILHOSO! UM PAÍS SE FAZ COM MEMÓRIA BOA E CONSCIÊNCIA CRÍTICA. QUERER, COMO QUEREM ALGUNS, ABSOLVER A GLOBO É, COM TODO RESPEITO, PEDIR QUE A ABSOLVIÇÃO SEJA EXTENSIVA A SI PRÓPRIO. CONFUNDIR MOMENTOS HISTÓRICOS COMO FAZ UM JORNALISTA ABAIXO, É UM TIRO NO ESCURO QUE DEMONSTRA CRITÉRIOS DUVIDOSOS DE AVALIAÇÃO. |
 |
|
Carlso Alberto Ramos
, São Paulo-SP - Professor |
| Enviado em 27/3/2007 às 8:24:27 PM |
 |
| Senhores, a história não perdoa esquecimentos. Querer relativizar o papel nocivo que a Globo desempenha, impedindo o aperfeiçoamento do nosso processo institucional é passar atestado de ignorância. Ao colega que redigiu este artigo, só me resta parabenizá-lo pelo relevante serviço prestado a todos.Em particular, aos jovens que pouco sabem do período. |
 |
|
Ieda Muniz
, São Paulo-SP - bibliotecária |
| Enviado em 27/3/2007 às 7:41:31 PM |
 |
| Fantástico!!!!!!!!!!!! Só uma pergunta:por que tantos observadores deixaram passar o artigo do Kamel em branco? |
 |
|
José Augusto Mello
, Teresina-PI - assessor |
| Enviado em 27/3/2007 às 7:25:12 PM |
 |
| Quando a Globo colloriu, seu noticiário ficou em branco e preto. Ainda bem que há os que detenham o revisionismo da Globo. Bons tempos aqueles, né? Collor, Menem, Fujimori e um sorriso camarada do Cid Moreira. Boa noite, assistam agora à novela das oito. |
 |
|
Kátia Regina de Oliveira
, Fortaleza-CE - publicitária |
| Enviado em 27/3/2007 às 7:21:38 PM |
 |
| Abomino a TV Globo pela maneira parcial, fragmentada e deturpadora com que o seu jornalismo trata as notícias. Ah! Seria muito interessante que seus atuais defensores vissem os telejornais de 89 a 92.Enquanto a crise não atingiu dimensões incontornáveis, a Globo reinventou a televisão collorida.
Abomino a forma como ela manipula as pessoas. Vocês conseguem perceber quando ela faz isso? Eu fico transtornado.
Abomino as suas novelas que, ao invés de levar informação ao seu público, alienam e mostram uma realidade totalmente desfigurada, cercada de futilidades e simplista de nossa sociedade.
Abomino o tal do Faustão. Nunca vi tanta besteira e futilidade reunidas num só programa.
Abomino aquele Casal 20 do Jornal Nacional, Willian Bonner e Fátima Bernardes. É um festival de caras e bocas que os dois fazem que me dá nos nervos. Acho que estão na profissão errada, deveriam ser atores.
Abomino a Xuxa! Não deixem nossas crianças assistir ao seu programa. Correm o risco de ficarem retardadas ou no mínimo apresentar características do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Salvem nossas crianças! E, finalmente, parabéns ao autor do artigo:alguém precisa lembrar para que os mais jovens resistam ao monopólio que nos degrada diariamente.
|
 |
|
Carla Raphael
, Brasília-DF - Universitária |
| Enviado em 27/3/2007 às 7:10:09 PM |
 |
| Importantíssimo como fonte de consulta. Quando o passado é revisitado pela Globo, é preciso mesmo um contraponto crítico. Gostaria de perguntar ao jornalista Ivan Berger que intelectuais apoiaram Collor? Por favor, evite falar em oportunismo onde não há. Oportunistas, pra mim, são aqueles que seguem na corrente da grande imprensa e da classe média falsamente indignada.
Um abraço em todos. |
 |
|
Roberto Matos
, São Paulo.-SP - Químico |
| Enviado em 27/3/2007 às 6:25:05 PM |
 |
| Li o ótimo artigo do professor Gilson( pra variar um primor de texto e análise) e não entendi alguns comentários. Pra começar, em momento algum ele atribui à Globo, exclusivamente, a vitória de Collor. Seu texto se destina a desfazer farsas como o artigo de Ali Kamel. Que a Globo queira reescrever sua história é um direito dela, mas ficarmos inertes, fazendo de conta que essa emissora não teve papel decisivo na logística de Collor é impossível. Houve, como muito bem disse o professor Caroni Filho, afinidade entre um candidato que podia realizar um projeto e a TV que estava empenhada na sua implementação. A questão é essa! |
 |
|
Ivan Berger
, Santos-SP - jornalista |
| Enviado em 27/3/2007 às 6:07:21 PM |
 |
| Collor foi um conto do vigário no qual não foi só a Globo que caiu,muita gente boa e impoluta também aderiu com igual entusiasmo,inclusive colegas intelectuais do professor Caroni,cuja posição na época ele convenientemente esqueceu de mencionar.Sem querer entrar no mérito de sua crítica,de resto bem fundamentada,considero meio hipócrita e oportunista a tentativa de transferir para a Globo a responsabilidade pela funesta eleição de Collor,bem como os reparos as ponderações de Ali Kamel,que mesmo sem a devida mea culpa,não falou nenhuma inverdade.A antipatia pela Globo e seus métodos passados e presentes justifica-se em muitos aspectos,mas como os próprios petistas gostam de lembrar,baseados na consagradora reeleição de Lula,é duvidoso que ela tenha esse poder todo de persuasão.A Globo tem sua parcela de culpa sim,por este e outros deslizes,mas nem por isso merece ser estigmatizada por males e pecados que são de responsabilidade de todos.E muito menos ser sistematicamente desqualificada em função de eventuais erros passados,como se o repúdio ao descabido manifesto de Collor não fosse absolutamente procedente.Menos,ao que parece,para o professor Caroni. |
 |
|
Antonio Beraldo
, Pouso Alegre-MG - Engenheiro |
| Enviado em 27/3/2007 às 5:42:50 PM |
 |
| É o caso de se fazerem questionamentos sobre a atuação das Organizações Globo :
1. Porque o conglomerado Globo, constantemente, através de seus meios de comunicação, oculta, mente e deturpa os fatos ?
2. Qual o interesse mais profundo ao bombardear a verdade ?
3. Porque é seu intento, finalidade e objetivo maior a ser alcançado, a destruição lenta e gradual da sociedade brasileira ?
4. Acredita ela não ser uma das principais responsáveis pela violência brutal que permeia a parte mais carente da cidade do Rio de Janeiro ?
5. Será que desconhece que a Criatura pode voltar-se contra o Criador ?
6. Será que desconhece completamente a solidariedade humana ?
7. A que tipo de interesses defende e de quem ?
|
 |
|
Rogério Ferraz Alencar
, Fortaleza-CE - TRF |
| Enviado em 27/3/2007 às 5:07:59 PM |
 |
| Lembro-me que Roberto Marinho, em entrevista, se não me engano à Folha de São Paulo, contestou Lula, por que Lula havia dito que Collor era imoral, por conta do episódio com Míriam Cordeiro. Roberto Marinho, então, disse: "Collor não é imoral. Eu não apoiaria um imoral". Foi a confissão da tomada de partido a favor de Collor. |
 |
|
Clerton de Castro e Silva
, Rio de Janeiro-RJ - Engenheiro |
| Enviado em 27/3/2007 às 3:43:22 PM |
 |
| Embora a Rede Globo tenha ajudado muito na eleição do Collor, ela não foi fundamental no processo. O fundamental mesmo, foi o índice de rejeição a candidatura do Lula, naquela época. Com ou sem ajuda da Globo, o Collor ganharia a eleição. |
 |
|
Mônica Barbosa
, Itajaí-SC - administradora |
| Enviado em 27/3/2007 às 3:31:33 PM |
 |
| Qualquer compromisso com a verdade histórica e a democracia pede um artigo como esse e um debate onde a interlocução se dê pela força dos argumentos e não pelas agressões com que certos comentaristas costumam se manifestar por aqui. Artigo de gente grande esse. É para pensar grande antes de votar no Big Brother e devorar o segundo caderno do Globo em busca do bonequinho aplaudindo de pé um filme como critério de escolha. A Globo deve ser combatida assim: com inteligência e veemência. |
 |
|
Claudio Novaes
, São Paulo-SP - Professor |
| Enviado em 27/3/2007 às 3:24:28 PM |
 |
| Em um país que até bem pouco tempo era conhecido por Belíndia, a Globo sempre foi uma meia verdade. A da Bélgica ocultando a Índia. Os marajás sempre foram bem vistos nos corredores globais. Quanto bobagem esse artigo do Ali Kamel. |
 |
|
Christina Dias
, Ribeirão Preto-SP - advogada |
| Enviado em 27/3/2007 às 3:18:26 PM |
 |
| E agora, Ali Kamel? Vai negar o apoio da Globo a Collor também? Vai negar que ela participou intensamente da eleição do objeto de falsa fúria do seu artigo? Quando a hipocrisia connhece o seu limite, assume a real dimensão do que é: um monopólio grotesco que há 42 imbeciliza esse país. |
 |
|
Flávio Ferraro
, São Paulo-SP - aposentado |
| Enviado em 27/3/2007 às 3:10:57 PM |
 |
| O parágrafo inicial merece um prêmio pela ironia e inteligência. É hora da turma dos rabugentos começar sua cantilena raivosa. Bate mesmo, Gilson. |
 |
|
Amália Rodrigues
, Aracaju-SE - odontologia |
| Enviado em 27/3/2007 às 3:06:14 PM |
 |
| Com rara maestria, o autor demonstra o quanto a Globo valoriza o espetáculo em prejuízo da verdade histórica. Ímpares o artigo e o autor. Ímpar o Observatório quando publica algo desse quilate |
 |
|
Luciana Rabello
, Rio de Janeiro-RJ - pesquisadora |
| Enviado em 27/3/2007 às 12:51:35 PM |
 |
| Não seria mais fácil a Globo admitir os erros do passado e dizer que, a partir de agora, mudou de postura? Seria. Mas aí a Globo não seria o que ela é: uma máquina de banalidades e imposturas jornalísticas de toda ordem. |
 |
|
Rejane Paldês
, Salvador.-BA - estudante |
| Enviado em 27/3/2007 às 12:47:38 PM |
 |
| Que ótimo ver que ainda temos como restabelecer a verdade. Ali Kamel, o todo poderoso, a pretexto de mostrar uma imprensa fiscalizadora, produziu mais uma propaganda ideológica. O artigo dá uma rasteira no todo poderoso global. Precisamos de mais artigos como esse no Observatório. |
 |
|
Paulo Pinho
, Rio de Janeiro-RJ - médico |
| Enviado em 27/3/2007 às 12:38:40 PM |
 |
| Enquanto a Globo insistir em suas farsas, um texto assim sempre será muito bem vindo, não só pela crítica como pela análise histórica. |
 |
|
Eliane Costa
, Brasília-DF - assessora |
| Enviado em 27/3/2007 às 12:31:43 PM |
 |
| Esse autor tem uma capacidade de fundamentação incrível. A mídia não nos pauta como imagina e para mostrar isso, os artigos publicados no Observatório, principalmente os dessa estirpe, são fundamentais. A criadora( Globo) queria se separar da criatura(Collor), mas Gilson Caroni Filho, para desespero dos mais conservadores que passaram a frequentar o Observatório, veio com sua escrita afiada. Valeu de novo. |
 |
|
Carlos Martins
, Campinas-SP - economista |
| Enviado em 27/3/2007 às 11:25:02 AM |
 |
| É o que podemos chamar de decomposição analítica de uma farsa anunciada diariamente. A mídia, com a Globo em especial, aposta em quê? No esquecimento geral? Mas sempre haverá alguém que diga:" eu sei o que vocês fizeram no verão passado". No caso brasileiro, no longo inverno |
 |
|
Eduardo Ribeiro
, Porto Alegre-RS - atista plástico |
| Enviado em 27/3/2007 às 11:17:43 AM |
 |
| A batida foi forte. Os varões de Plutarco da TV Globo não tem saída. Em todos os momentos tristes da história brasileira, lá estavam defendendo todos os retrocessos. Excelente artigo, pra variar. |
 |
|
Luís Bueno
, São Paulo-SP - Pesquisador |
| Enviado em 27/3/2007 às 11:14:00 AM |
 |
| Excelente é pouco. Um artigo que balança a Globo ao recolocar sua história no devido lugar. Mais uma vez uma dismistificação muito bem fundamentada |
 |
|
Helena Restelli
, Rio de janeiro.-RJ - Professora |
| Enviado em 27/3/2007 às 11:07:45 AM |
 |
| Mais uma vez, o rei está nu. E logo quando ele queria caprichar na fantasia. Mais um texto para o bom Observatório de sempre. Chorominga Rede Globo. Essa é a sua história |
 |
|
Beatriz Cleto
, Brasília-DF - aposentada |
| Enviado em 27/3/2007 às 11:02:43 AM |
 |
| Há momentos em que uma leitura crítica nos mostra como podemos ser cegos. Eu mesma, experiente como leitora e militante, havia gostado do artigo de Ali Kamel. Lendo esse artigo é que vejo como fui ingênua. Obrigado pela lucidez, Caroni Filho |
 |
|
Francisco Brito
, Rio de Janeiro-RJ - médico |
| Enviado em 27/3/2007 às 10:58:55 AM |
 |
| Matou a pau, prezado professor. Esse autor demora a escrever para o OI, mas quando o faz bota a mídia no seu devido lugar. Parabéns é pouco para quem denuncia a farsa permanente da Globo. |
 |